ESTOURO DA MULTIPLICAÇÃO

ME SIGA NAS REDES

 

ESTOURO DA MULTIPLICAÇÃO

Antes de mais nada, eu preciso dizer que amo comer. Pipoca? Não. Tudo mesmo! Kkkkk. Então retratar a comida é algo bem presente por aqui! Durante a pandemia comi muita pipoca. O isolamento social justificou, muitas vezes, meu hábito descontrolado de comer. Mas para eu não escrever várias páginas contando as histórias sobre os meus hábitos alimentares, vamos voltar para o foco? A atividade? Então vamos!

A proposta deste post surgiu nas minhas lembranças. Algumas vezes me pegava pensando no meu período escolar, gostava de comprar um lápis cuja estampa era a tabuada. Eu nem apontava ele, pois não queria perder as informações contidas ali. Você consegue entender, né? Ou seja, desde pequena já dava os meus pulos do gato!

Engraçado é que ao observar com a lupa educacional, as minhas lembranças demonstram as concepções pedagógicas dos professores que eu tive durante a minha trajetória no ensino fundamental. Pois não tenho lembranças de ser obrigada a memorizar a tabuada. Você recebeu alguma pressão para decorara-la? Pois bem, eu não. Então sempre foi possível dá aquela olhadinha básica na tabuada.

A consulta podia ser no caderno, no livro, nos recursos visuais da sala. Mas preferia o lápis. Porque era bem mais prático. Já estava no estojo na minha mesa. Não precisava voltar as páginas do caderno e ficar segurando-as para conseguir consultar na folha antiga e escrever na folha atual. Enfim sempre gostei e busquei caminhos mais simples e práticos.

Queria muito construir uma proposta em que os alunos pudessem manusear livremente, quando necessário. E no final guardar em seu caderno. Além de ser para o uso individual.  Ao mesmo tempo queria uma atividade em os pequenos pudessem construir também. Desejava algo divertido e alegre! Foi assim que surgiu o ESTOURO DA MULTIPLICAÇÃO! LACRAÇÃO TOTAL!

Neste recurso o balde de pipoca servirá para guardar as peças. Cada pipoca será o puxador de  uma tabela com as multiplicações. Desta maneira a tabuada torna-se móvel. Ou seja, o aluno poderá pegá-la, usá-la e em seguida guardá-la no balde de pipoca! Já até consigo ouvir o barulho do PULO DO GATO por aqui! MIAUUUUUUUUUUUUUUU………

Ao abrir o PDF você irá perceber que os resultados estão em branco. Sugiro que seja preenchido gradativamente de acordo com as propostas desenvolvidas com a turma. Não há necessidade de usar todas as tabelas. Aqui você encontra liberdade para explorar o material.

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO TEMA

  • RECEITAS COM PIPOCA;
  • DANÇAR A MÚSICA “ PULA PULA PIPOQUINHA”;
  • EXPLORAR COR, TEXTURA E FORMA DA PIPOCA;
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ALINHADOS À BNCC

 

(EF02MA22)Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

 

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

 

 

Gostou das propostas? Para ter acesso a outras propostas matemáticas clique  AQUI

Se você não deseja perder as novidades clique AQUI

Já para baixar este precioso arquivo clique na imagem abaixo

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Picture of Pedagogia Sem Verba

Pedagogia Sem Verba

Meu nome é Débora. Sou fundadora do projeto "Pedagogia sem verba" e especialista em Educação Infantil. Atuo como professora e coordenadora pedagógica na rede pública de ensino. Sou mãe de uma linda pretinha crespa!
Neste blog, compartilho minhas criações e experiências. Espero que goste!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no site