ELEVADOR NUMÉRICO
Desde já, digo que é impossível falar sobre as atividades que produzo sem visitar as minhas memórias. Sério, eu tento, mas não consigo. Só em digitar elevador, lembro, imediatamente, do medo que tinha de entrar em algum. Depois, na adolescência, eu achava chique estar em um elevador. Loucura, né? Hoje em dia, faz parte da minha rotina, mas já passei por estes estágios citados aqui.
Além disso, optei por utilizar o elevador, porque é o meio de transporte mais seguro do mundo!!! Mentira, estou brincando. O olhar brilhando de uma criança ao ver a porta do elevador abrindo e fechando foram os principais motivos.
O movimento da porta do elevador e a maneira com que ele faz seu deslocamento é precioso para nós, professores. Sobretudo para os professores da educação infantil, uma vez que vivenciar e experimentar esses movimentos fazem parte do desenvolvimento infantil.
Da mesma forma, podemos apreciar o painel do elevador. Ou você pensou que eu havia esquecido dele? Não mesmo, bebê! O painel parece conter um ímã. Chama atenção do adulto, imagina da criança? Em alguns modelos de elevador, os números são ainda mais atraentes. À medida que descemos ou subimos, é possível viver a experiência dos números crescentes e decrescentes.
Se você ainda não me conhece, poderá estar pensando que trabalho em um lugar urbano e que meus alunos sabem o que é um elevador e possuem fácil acesso a ele. Então vou logo esclarecer as coisas. No bairro em que trabalho, não possui prédios. Nenhum mesmo. Nem privado e nem público. O máximo que já vi por lá são casas construídas sobre lojas. Mas ampliar o repertório cultural dos meus alunos, também é minha responsabilidade.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
BRINQUEDO CANTADO – CANTE E DANCE MÚSICAS QUE EVIDENCIEM OS MOVIMENTOS ABRIR/FECHAR, SUBIR/DESCER.
OBJETOS ESCONDIDOS – RETIRE A TURMA DA SALA E PEÇA-OS QUE FIQUEM NO CORREDOR. ESCOLHA UM ALUNO PARA VOLTAR PARA A SALA E ESCONDER UM OBJETO ONDE ELE DESEJAR. EM SEGUIDA, DIGA AOS ALUNOS QUE ENTREM NA SALA E PROCUREM O BRINQUEDO. DURANTE A PROCURA, DIGA ALGUMAS PISTAS QUE EVIDENCIEM AS RELAÇÕES ESPACIAIS: ESTÁ EMBAIXO DE, ESTÁ EM CIMA DE, ESTÁ PERTO DE…
BRINQUE DE PIQUE ALTO – LEVE AS CRIANÇAS PARA UM ESPAÇO ONDE ELAS PODERÃO CORRER LIVREMENTE COM SEGURANÇA. ESCOLHA UMA CRIANÇA PARA “COLAR”. AO SEU COMANDO, ESSA CRIANÇA TENTARÁ “COLAR” ALGUÉM (TOCAR COM AS MÃOS) E QUEM ELA TOCAR SERÁ A NOVA PESSOA COM A RESPONSABILIDADE DE “COLAR”. MAS ATENÇÃO, QUEM ESTIVER NO ALTO NÃO PODERÁ SER COLADO. DESSA FORMA, PARA RECEBER A IMUNIDADE, A CRIANÇA DEVE SUBIR EM ALGUM LUGAR.
FAÇA UM PASSEIO A UM ELEVADOR. SE NÃO TIVER NA ESCOLA, VÁ COM OS PEQUENOS A UM LUGAR QUE TENHA.
CONSTRUA UM ELEVADOR DE PAPELÃO. AS CRIANÇAS PODEM SER A PORTA. OU SEREM RESPONSÁVEIS POR ABRIR E FECHAR A PORTA.
CONSTRUA, COLETIVAMENTE, UM GRANDE PAINEL DO ELEVADOR. EXPLORE AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS;
IMPRIMA O ARQUIVO E REGISTRE AS ATIVIDADES COM OS PEQUENOS.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ALINHADOS À BNCC
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
PARA TER ACESSO A OUTRAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL CLIQUE AQUI
PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE CLIQUE AQUI
JÁ PARA BAIXAR O ARQUIVO CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO