BILHETE ÚNICO ESTUDANTIL

ME SIGA NAS REDES

BILHETE ÚNICO ESTUDANTIL!

BILHETE ÚNICO ESTUDANTIL

PARA TUDO!!!!!! NÃO ACREDITO QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR UMA ATIVIDADE COM ESTE TEMA! PORQUE SE EXISTE UMA PESSOA, NESTE MUNDO, QUE PODE FALAR SOBRE O BILHETE ÚNICO ESTUDANTIL, ESTA PESSOA SOU EU!!!!!!!! SÉRIO! JURO! NOS PARÁGRAFOS SEGUINTE EXPLICAREI O MOTIVO! QUER ENTENDER MELHOR? ENTÃO VEM COMIGO BRASILLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Primeiramente preciso dizer que estudei em escola pública durante a minha vida inteira. A maioria das escolas nas  quais  estudei são localizadas em favela. Mais precisamente a Vila cruzeiro. Aqui dou uma leve pausa para dizer que faço questão de citar o nome da comunidade em que fui criada, justamente para estampar este nome em espaços de construção de conhecimento e não somente em páginas policiais!!!! Ufa, isto estava engasgado, precisava dizer! Mas já recuperei o fôlego e já consigo voltar ao tema principal.

 

Voltando…  eu morava pertíssimo das escolas, mas ainda assim tinha direito ao bilhete único estudantil. Neste período, do ensino fundamental, um morava com a minha vó, então o meu cartão ficava bem preservado. Já na adolescência eu ficava na minha casa sozinha, enquanto meus pais e irmã mais velha trabalhavam. Esta casa não era muito perto da escola, logo precisava do transporte público e passei a utilizar o bilhete único que recebi na escola.

 

E foi assim que tudo começou. Dei início a verdadeira saga do BRILHETE ÚNICO. Para que você já consiga imaginar o que acontecia digo, sou muito distraída e esquecida! Logo era comum  não lembrar onde “guardei” o cartão, quebrar o cartão, na verdade ele já foi parar dentro da máquina de lavar, acredita? Quando fui para o ensino médio, em que o tempo de deslocamento entre a minha casa e a escola era em torno de uma hora, os incidentes com o bilhete único só aumentaram.

 

Lembro que todas as vezes minha mãe era obrigada a pagar uma taxa e só assim realizar o pedido do novo. Enquanto o cartão não chegava ela permitia que eu usasse o dela. E ela? Andava para até a fábrica para trabalhar. Que mulher forte! Fico emocionada. Hoje eu percebo todos os gestos de renúncia que minha mãe teve por mim! Se você não sabe, no início da pandemia de 2020 eu perdi a minha mãe e em seguida a minha vó! Preciso voltar a falar do bilhete único, caso contrário irei chorar. Voltantooooooo!!!!!!

 

Nesse sentido ao pensar na semana do trânsito torna-se impossível trazer este objeto presente na rotina estudantil de muitas crianças. Neste recurso é possível desenvolver ações pedagógicas que ressaltem a identidade do aluno. Que encorajam o pequeno a falar de si, por meio de alguns pontos, como nome, idade, pais entre outros. Ou seja, um verdadeiro pulo do gato! Uma excelente estratégia para educação infantil.  Pois além disso, você pode encorajar o grupo a experimentar e compreender o uso social deste cartão.

 

OBJETIVOS ALINHASDOS À BNCC

 

(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

 

(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).

 

(EI01EF09) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.

 

(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

 

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

 

PARA ACOMPANHAR AS PROPOSTAS AMBIENTADAS NO TEMA TRÂNSITO CLIQUE AQUI

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE CLIQUE AQUI

JÁ PARA BAIXAR O ARQUIVO GRATUITAMENTE CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Pedagogia Sem Verba

Pedagogia Sem Verba

Meu nome é Débora. Sou fundadora do projeto "Pedagogia sem verba" e especialista em Educação Infantil. Atuo como professora e coordenadora pedagógica na rede pública de ensino. Sou mãe de uma linda pretinha crespa!
Neste blog, compartilho minhas criações e experiências. Espero que goste!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no site