CARRO DO OVO
Olá!! Como é bom ver você aqui!
Antes de tudo, preciso gritar! OLHA O CARRO DO OVO! “TRINTA OVOS É DEZ REAIS!” “A GALINHA CHOROU! ” (essa frase é terrível e precisamos refletir sobre ela, quem sabe em um próximo post?)
Conheci o carro do ovo no ano de dois mil e dezenove. A primeira vez que ouvi as frases acima ri bastante. Confesso! Pode ser que você esteja lendo até aqui, mas nunca ouviu falar do CARRO DO OVO. Sem problemas. Vou dar uma pausa para lhe explicar.
Carro do ovo é o nome dado a um veículo de pequeno porte que vende ovo nas ruas da cidade. Adotou duas principais estratégias de venda que o transformou neste fenômeno social. A primeira são as frases ditas ou reproduzidas em alto volume, tais como:
- “O CARRO DO OVO ESTÁ PASSANDO NA SUA RUA”;
- “OLHA O CARRO DO OVO”;
- “TRINTA OVOS É DEZ REAIS”;
- “A GALINHA CHOROU!”
A segunda estratégia relaciona-se diretamente ao produto, pois a quantidade ofertada, trinta ovos, é vendida a um preço justo, ou seja, dez reais. Como em alguns estabelecimentos, na maioria das vezes, comprava-se uma dúzia ou uma quantidade inferior, com esse valor, é possível perceber a revolução que o CARRO DO OVO trouxe para este mercado.
Mas vamos voltar para a história? Como disse, anteriormente, ri com esse fenômeno cômico. Porém, confesso que pensava ser um evento local, pontual. Até que, durante o isolamento social, li muitos relatos de professoras de diferentes regiões do Brasil que reclamavam do CARRO DO OVO, pois o bendito passava com suas frases em volumes altíssimos justamente quando iriam gravar a aula.
Também já fui vítima desse fenômeno ao gravar meus vídeos para o Instagram ou outras redes sociais. Antes que me pergunte, eu não estou gravando videoaula para os meus alunos, enviamos uma lista de atividades semanalmente.
Dessa forma, penso que esse tema não poderia faltar em nossas salas de aula. Certamente, essa proposta contribuiria positivamente para o processo de construção de conhecimento de nossos alunos. Você concorda?
Digo isso, porque defendo uma postura educacional que valoriza e respeita o contexto social em que nossos pequenos estão inseridos. Tal posicionamento impulsiona a formação do indivíduo que reflete sobre o seu cotidiano e torna-se capaz de intervir nele. E isso sim é LACRAR! kkkkkkk
Nessa experiência o aluno terá a oportunidade de trabalhar a dúzia e a sequência numérica! Vamos para o pulo do gato? Seguem abaixo algumas sugestões de atividades para serem realizadas com essa temática.
SUGESTÃO PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
*LEITURA: O OVO (IVAN ZIGG, Marcello Araújo)
*CONVERSAR SOBRE O TEMA;
* BRINCAR DE FAZ DE CONTA COM CAIXAS DE PAPELÃO. PERMITA QUE AS CRIANÇAS MONTEM O CARRO DO OVO COM AS CAIXAS E BRINQUEM LIVREMENTE. SE FOR POSSÍVEL, ENRIQUEÇA ESTE AMBIENTE COM OVOS E CÉDULAS;
* BRINCAR DE COMPRAR E VENDER;
*CONSTRUIR PLACAS COM OS VALORES DOS PRODUTOS;
* REALIZAR OPERAÇÕES MATEMÁTICAS MANUSEANDO OS OVOS;
*RECEITAS QUE ENVOLVAM ESTE ALIMENTO;
*BRINCAR DE OVO NA COLHER;
*REGISTRAR COM ESTE LINDO E FOFO ARQUIVO.
HABILIDADES ALINHADAS À BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
PARA TER ACESSO A OUTRAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL CLIQUE AQUI
PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE CLIQUE AQUI
JÁ PARA BAIXAR O ARQUIVO CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO