ROTEIRO PARA SEMANA DA CRIANÇA – AULAS SÍNCRONAS 

ME SIGA NAS REDES

ROTEIRO PARA SEMANA DA CRIANÇA – AULAS SÍNCRONAS 

AULAS REMOTAS

Quando penso no dia das crianças fico com o coração apertado.

 

Lembro dos sorrisos dos pequenos, dos movimentos, das brincadeiras, danças, da gritaria e dos sorrisos largos na SEMANA DA CRIANÇA! Tenho a sensação de que estamos silenciados, afastados.

Mas a energia e a vontade da educadora aqui, não irão deixar este momento passar em branco, sem poder apreciar os LINDOS SORRISOS nos rostos das crianças! Então preparei um roteiro e irei compartilhar com você! Já fiquei animada! Inclusive estou ouvindo o gato miando, querendo apresentar seus pulos! Vamos com tudo Brasil!

ROTEIRO –  O roteiro será organizado em cinco dias, irá começar na segunda-feira e terminará na sexta-feira! Coisa linda. AMANDO AQUI! Todas as propostas foram pensadas para envolver os pequenos e as famílias!

 

PRIMEIO DIA

DESENHO RÍTMICO

  • Marque um encontro com os pequenos. Peça, previamente, que as crianças levem materiais artísticos, no mínimo papel e um objeto para desenhar. O gato já quer pular aqui, você pode utilizar outras superfícies para o desenho, mas se for substituir o papel é preciso avisar as famílias com antecedência. Pulo do gato total!!!
  • Oriente a família para preparar a superfície que receberá o desenho. Se possível utilize cartolina ou quatro folhas de papel emendadas. Para gerar uma grande área de desenho;
  • Monte uma lista de músicas com diferentes ritmos, procure intercalar entre músicas agitadas e músicas calmas. Mas cuidado com a letra das canções! Ouça as músicas até o fim, para se certificar de que não tem conteúdo impróprio para menores de dezoito anos;
  • Durante o encontro você irá orientar as crianças que ao ouvirem a canção irão realizar movimentos com as mãos para desenharem de acordo com o ritmo da música. Só poderão abrir os olhos ao final da lista das canções;
  • Evite deixar a música inteira, procure colocar apenas os trechos mais significativos, ou que envolvam com mais entusiasmo as crianças.
  • Para concluir, peça que os pequenos abram os olhos e contemplem o registro. Pergunte-os sobre o que foi desenhado. Se eles gostaram. Permita que os pequenos apresentem seus desenhos.
  • Desafio: Incentivar os pequenos e familiares a elaborarem uma moldura para obra de arte e em seguida pendurá-la em um lugar de destaque da casa, escolhido pelas crianças.

 

SEGUNDO DIA

MASTERCHEF

Sem disputas iremos cozinhar ao vivo! Olha que maravilhoso !!!

Amo muito tudo isso!

  • Envie previamente para as famílias a receita que será feita, peça-as que separem os ingredientes, na quantidade e formato necessários para receita;
  • Atenção na escolha das receitas, prefira as que necessitam de poucos ingredientes e dispensem o fogo.

SUGESTÕES: sucos sem liquidificador, salada de frutas, saladas, docinhos;

  • Envie uma folha para que as crianças possam registrar o passo-a-passo da receita;
  • Peça para que os responsáveis estejam presentes durante o preparo. Tente envolver a família;
  • E agora é só começar a ação!

PARA BAIXAR O ACESSÓRIO PARA AULA CLIQUE AQUI

JÁ PARA BAIXAR A FOLHINHA PARA REGISTRAR A RECEITA CLIQUE AQUI

TERCEIRO DIA

ZUMBA DANCE KIDS

 Só de pensar, meus pés já começam a se mexer! É já dá até vontade de sambar…

Peça que os pequenos estejam vestidos para o encontro com roupas apropriadas para movimentos amplos. Se você for como eu, permita que as crianças utilizem fantasias! A.D.O.R.OOOOOOOOOOOO;

Se for possível também vista roupas e acessórios alegres e que permitam o movimento;

Faça uma seleção de músicas, permita que os pequenos indiquem canções, e vamos dançar seguindo os seguintes formatos. Copiar a coreografia de um vídeo, seguir os movimentos da professora ou permitir que cada aluno seja o líder em um momento e o restante do grupo copiará o líder! Não deixe de permitir os movimentos livres. Ou seja, cada criança construirá o seu próprio movimento também. Pulo do gato total….

Programe momentos calmos e outros agitados. Pois isso dará dinâmica na sua aula. Será uma festa!

No final,  lance um desafio! Escolha uma música e indique-a para os pequenos. E em família eles deverão, depois da aula, gravar o vídeo com uma coreografia criada por eles e posteriormente te enviarão, para apreciação! Vai ser lindo. Já imagino!!!!!!!!

QUARTO DIA 

DETETIVES DA AULA ONLINE

Esta brincadeira é simplesmente maravilhosa! Eu amo! Eu fico querendo brincar! Sério.

A brincadeira é muito simples, o professor irá descrever as características do objeto, como também irá apontar alguns detalhes da escrita do nome do objeto. Todas as crianças deverão adivinhar juntas! Assim que o primeiro acertar, todos da turma deverão procurar na sua casa o objeto!

Marque o ponto no placar, para que no final todos possam fazer uma leitura matemática dos dados construídos.

O pulo do gato desta dinâmica é a lista de objetos que você deverá enviar para os pais. Pois na lista devem constar objetos simples e comuns. Além disso, é preciso orientar os responsáveis que os objetos devem continuar no lugar em que a família o guarda cotidianamente. Ou seja, não deixar perto da criança, pois isso facilitará e a brincadeira perderá a graça. As crianças precisam vencer desafios, explorar o ambiente e se divertir.

Desafio do fim da aula: Peça que a criança desenhe um mapa da sua casa e marque os lugares onde os objetos foram encontrados.

QUINTO DIA

CONSTRUIR SEU BRINQUEDO

No último dia, a dica é construir um brinquedo com Sucata!

Defina o que deseja fazer, envie a lista com os materiais para as famílias e assim vocês irão construir juntos ao vivo.

Estimule a participação das famílias!

SE VOCÊ DESEJA ASSISTIR AS MINHAS DICAS CLIQUE

View this post on Instagram

TOP 5! Isso mesmo!!! Cinco atividades para você LACRAR na semana da criança! No Blog descrevi cada proposta, e listei os principais objetivos alinhados à BNCC. Coisa linda,né? Feito para você LACRAR! O gato Pulou e sambou. Juro que vi! kkkkk???? Já organizou a semana das crianças? #diadascriancaschegando #diadascrianças2020 #diadascriancas2020 #Planejamento #aulassíncronas #pedagogia #professora #professor #educaçãoinfantil #ensinofundamental #atividadesparacrianças #projetos #projetospedagógicos #materialgratuito #blogdeprofessor #professordeeducaçãoinfantil #fortalecendoeducação #pedagogiasemverba #aulasonline #professoracriativa #BNCC #portfolioeducaçãoinfantil #aprendizagem #coordenaçãomotora #ensinofundamental #professores #saberes #educação #creche #pedagogiaporamor

A post shared by ℙ???????? ??? ????? ?????? ?. (@pedagogiasemverba) on

 

 

Objetivos alinhados à BNCC

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).


(EI02ET08)
 Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

(EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

 

PARA TER ACESSO A OUTRAS ATIVIDADES COM ESTA TEMÁTICA CLIQUE AQUI

PARA BAIXAR OUTROS PLANEJAMENTOS BAIXA AQUI

PARA NÃO PERDER NENHUMA NOVIDADE CLIQUE AQUI

PARA BAIXA A CAPA PARA ESTE ROTEIRO CLIQUE AQUI

PARA BAIXAR OS BILHETES PARA TODAS ESTAS ATIVIDADES CLIQUE AQUI

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Pedagogia Sem Verba

Pedagogia Sem Verba

Meu nome é Débora. Sou fundadora do projeto "Pedagogia sem verba" e especialista em Educação Infantil. Atuo como professora e coordenadora pedagógica na rede pública de ensino. Sou mãe de uma linda pretinha crespa!
Neste blog, compartilho minhas criações e experiências. Espero que goste!

15 respostas

  1. Minha filha seu material tem me estimulado bastante, são dias de muito trabalho. A rotina de aulas remotas são bem pesadas. Mas esse mimos e ideias nos incentivam. Muito grata!

  2. Alô, queridona!!! Obrigada pelo compartilhamento e incentivos dos mimos para a criançada. Você é “tri legal”! Você é show! Bj

  3. Não conhecia o seu espaço, mas a partir de agora certamente estarei ligadinha nas suas postagens. Obrigada pela generosidade de nos prestigiar com seu material. Grata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Buscar no site