LITERATURA DE CORDEL INFANTIL PARA IMPRIMIR

ME SIGA NAS REDES

LITERATURA DE CORDEL INFANTIL PARA IMPRIMIR

Você sabe o que é literatura de cordel? É um gênero literário popular que surgiu no Nordeste do Brasil e que se caracteriza pela produção de folhetos impressos em papel simples e ilustrados com xilogravuras. Esses folhetos são expostos em cordas ou varais nas feiras e mercados, daí o nome cordel. A literatura de cordel é uma forma de expressão cultural que aborda temas variados, como histórias de amor, aventuras, lendas, fatos históricos, críticas sociais e humor.

 

A literatura de cordel pode ser uma ótima ferramenta pedagógica para trabalhar com os alunos em sala de aula. Veja algumas maneiras de utilizar esse gênero textual com seus estudantes:

 

– Estimular a leitura e a escrita: você pode levar alguns folhetos de cordel para a sala e propor aos alunos que leiam em voz alta, observando a rima, o ritmo e a musicalidade dos versos. Depois, você pode incentivar os alunos a escreverem seus próprios cordéis sobre temas de seu interesse ou relacionados ao conteúdo curricular;

– Explorar a diversidade cultural: você pode aproveitar a literatura de cordel para mostrar aos alunos a riqueza da cultura nordestina, suas tradições, costumes, valores, linguagem e arte. Você pode também comparar os cordéis com outras manifestações literárias de diferentes regiões do Brasil e do mundo;

– Desenvolver a criatividade e a imaginação: você pode propor aos alunos que ilustrem os cordéis que leram ou escreveram com desenhos, colagens, pinturas ou xilogravuras. Você pode também sugerir que eles criem cordéis em formatos diferentes, como quadrinhos, animações, vídeos ou áudios;

– Promover a interdisciplinaridade: você pode integrar a literatura de cordel com outras áreas do conhecimento, como história, geografia, ciências, matemática e artes. Por exemplo, você pode usar os cordéis para abordar temas como cidadania, meio ambiente, saúde, direitos humanos e diversidade.

– Incentivar a valorização da cultura popular: você pode mostrar aos alunos que a literatura de cordel é uma forma de arte que merece respeito e reconhecimento. Você pode também convidar algum cordelista da sua região para visitar a escola e contar sua experiência com o gênero.

 

E para você que quer ter uma caixinha no formato de cordel para guardar seus folhetos ou presentear alguém especial, eu tenho uma ótima notícia: você pode baixar gratuitamente o molde da caixinha clicando no link  que deixarei logo abaixo.

Antes preciso falar que o danado do gato pulou e laborou um mural incrível com dez opções de cordéis para você ler com os seus pequenos. Clique AQUI e confira! Veja uma foto do arquivo, está incrível!

 

 

Agora veja fotos da lembrancinha, você também pode utilizá-la como um cachepô. Aqui o gato pula e você LACRA! 

 

 

 

 

Para não perder nenhuma novidade clique AQUI

Já para baixar o arquivo clique no link abaixo:

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Pedagogia Sem Verba

Pedagogia Sem Verba

Meu nome é Débora. Sou fundadora do projeto "Pedagogia sem verba" e especialista em Educação Infantil. Atuo como professora e coordenadora pedagógica na rede pública de ensino. Sou mãe de uma linda pretinha crespa!
Neste blog, compartilho minhas criações e experiências. Espero que goste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no site