COROA
LITERATURA DE CORDEL
Surgiu na Europa, no século XVI, e chegou ao Brasil no século XVIII, trazida pelos colonizadores portugueses.
– A literatura de cordel é predominantemente nordestina, mas também há autores de outras regiões do país. Alguns dos nomes mais famosos são Patativa do Assaré, Leandro Gomes de Barros, João Ferreira de Lima e Ariano Suassuna.
– A literatura de cordel aborda temas variados, como histórias de amor, aventura, humor, religião, política, folclore e mitologia. Alguns dos personagens mais recorrentes são Lampião, Antônio Conselheiro, Padre Cícero e o Saci Pererê.
– A literatura de cordel é escrita em versos, geralmente rimados e metrificados. Os versos podem ter seis, sete, oito ou dez sílabas poéticas. As estrofes podem ter quatro, seis ou dez versos. As formas mais comuns são a quadra, a sextilha e a décima.
– A literatura de cordel é considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2018. Ela é valorizada por sua originalidade, criatividade e diversidade.
Para abordar a literatura de cordel em sala de aula, algumas dicas são:
(ANOTA OS PULOS DO GATO BEBÊ!)
– Pesquisar sobre a origem, a história e as características da literatura de cordel com os alunos.
– Ler e analisar alguns exemplos de cordéis, observando os temas, os personagens, os recursos linguísticos e as ilustrações.
– Estimular os alunos a produzirem seus próprios cordéis, escolhendo um assunto de seu interesse e seguindo as regras da forma poética.
– Promover um sarau ou uma exposição dos cordéis produzidos pelos alunos, valorizando a oralidade e a expressão artística.
Na minha loja tenho um projeto incrível sobre o tema. Vou deixar o link para você conhecer clique AQUI e confira! Vou deixar abaixo a foto dos arquivos da loja para você conhecer.
Gostou? Mas aqui tem um pedacinho desse projeto gratuitamente para você! Sim é a coroa! Linda, preparada para você LACRAR! Miauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu…………..
Veja a foto da coroa.
Para não perder nenhuma novidade clique AQUI
Já para baixar o arquivo clique no link abaixo:
Uma resposta
O link está errado…